Assim como os cuidados capilares, as suas escovas de cabelo também precisam de atenção especial. E a higienização é fundamental: com o passar do tempo, resíduos como produtos, células mortas, poeira e fios, vão se acumulando nas cerdas. Estes restos causam a proliferação de bactérias e fungos que podem desencadear uma série de consequências para as madeixas: oleosidade excessiva, obstrução dos poros e até mesmo infecções e alergias no couro cabeludo.
Para ajudar você a evitar este tipo de problema, reunimos aqui algumas dicas valiosas para garantir a limpeza das suas escovas de cabelo e a saúde dos cabelos. Veja o passo a passo de como higienizar estes itens:
Como higienizar as escovas de cabelo passo a passo
As escovas de cabelo devem ser higienizadas a cada 15 dias para remover qualquer proliferação de fungos e bactérias que possam prejudicar a saúde dos cabelos ou da pele do couro cabeludo. Veja o passo a passo de como higienizá-las de forma correta:
Você vai precisar de:
- Lápis ou pente com cabo fino;
- Shampoo, detergente ou sabão neutro;
- Água morna.
- Escova de dentes para esfregar as cerdas.
Modo de fazer:
- Remova os fios de cabelo da escova usando o lápis ou o cabo do pente fino (fazer isso com as mãos pode quebrar os fios e não removê-los completamente);
- Em um recipiente, junte a água morna (o suficiente para submergir a escova) e o sabão, shampoo ou detergente neutro.
- Mergulhe as cerdas da escova e movimente-a em círculos. Em seguida, deixe de molho por 15 minutos, submersa na água.
- Use a escova de dentes para esfregar as cerdas das escovas. Não faça muita força para não danificá-las.
- Mergulhe e movimente-a novamente na água com sabão. Depois, enxágue com água corrente e deixe secar naturalmente em local arejado.
Atenção aos materiais!
Na hora de limpar, secar e armazenar as escovas de cabelo, você precisa ficar atenta aos materiais do objeto, para não danificá-los ou encurtar sua vida útil. Veja abaixo:
Escovas com base ou acabamento metálico, ou de aço: podem ser deixadas de molho, mas precisam ser enxugadas com pano seco para evitar a oxidação.
Escovas com base ou acabamento de madeira: devem ser mantidas fora de ambientes úmidos, pois, apesar de passarem por um tratamento que suporta a umidade, mantê-las no banheiro a longo prazo pode favorecer o apodrecimento do material.
Escova com base ou acabamento de cerâmica: não podem ser deixadas de molho, e sim higienizadas com um pano úmido e detergente neutro. Isto porque submergi-las pode desgastar a cerâmica e comprometer o armazenamento de calor do secador que este tipo de escova proporciona.
Escovas almofadas e ionizadas: não devem ser deixadas de molho ou submersas na água, e sim limpas com água corrente e secas com um pano por completo para não danificarem.
Como manter as escovas de cabelo limpas?
- Sempre remova fios de cabelo após usar as escovas de cabelo.
- De preferência, lave-as em água corrente para remover resíduos de produtos que ficam nas cerdas, e seque bem.
- Não guarde as escovas e pentes em local úmido, como dentro do box do banheiro.
- De tempos em tempos, troque as escovas antigas por novas.